Diego Ruiloba bisou no Rali da Madeira

Lido

Diego Ruiloba bisou no Rali da Madeira

Diego Ruiloba entrou no clube restrito dos pilotos que venceram mais que uma vez o Rali da Madeira, ao conseguir aquele que foi o seu segundo triunfo consecutivo na prova que esteve na estrada desde 31 de julho até hoje. O piloto espanhol com um Citroën C3 Rally2 chegou à ilha afirmando que o seu objetivo era repetir o sucesso de 2024, assumiu o comando da prova na terceira das treze classificativas do programa e não mais o deixou.

Segundo classificado a 4,4 segundos do vencedor, João Silva foi o único piloto a realmente disputar este triunfo com Ruiloba. O piloto do Toyota GR Yaris Rally2 chegou a estar no comando desta prova, no começo do segundo dos três dias de competição, e nunca desistiu de tentar conquistar o posto mais alto do pódio. O madeirense, já na segunda etapa, colocou sob pressão o futuro vencedor que, contudo, reagiu aos seus ataques.

Na frente após a disputa da super-especial de abertura, Simone Campedlelli ocupou o lugar mais baixo do pódio. O italiano com um Skoda Fabia RS Rally2 apenas em duas classificativas se mostrou capaz de bater os pilotos da frente e acabou por se bater com Miguel Nunes pelo terceiro posto. O madeirense, com viatura idêntica, no terceiro dia mostrou-se forte e bateu os dominadores do evento. Foi quarto, a 1,2 segundos de subir ao palanque.

Kris Meeke e o seu Toyota GR Yaris Ralky2 fecharam o lote dos cinco primeiros classificados depois de um rali em que nuca mostraram, salvo raras exceções, em condições de poder disputar um lugar mais acima na classificação. O britânico, no entanto, venceu o duelo com o seu maior adversário na corrida ao título português da modalidade, Armindo Araújo, sexto com um Skoda Fabia RS Rally2. Sétimo, José Pedro Fontes, em Citroën C3 Rally2, não mostrou nesta edição as prestações habituais na ilha.

Dani Sordo concluiu a prova na oitava posição e venceu, com um incremento da sua velocidade na última secção, o despique com o madeirense Alexandre Camacho pelo melhor posicionamento com um Hyundai i20N Rally2, modelo utilizado por ambos. Miguel Caires fechou o lote dos dez melhores classificados após um evento em que foi muitas vezes surpreendido por problemas na sua viatura e um furo.