Como vai o Campeonato de Ralis Coral da Madeira?

Lido

Como vai o Campeonato de Ralis Coral da Madeira?

O campeonato madeirense de ralis viu este ano o número de provas crescer de sete para oito assim como prometia maior animação com a chegada de mais concorrentes com viaturas Rally2 e Rally4. As expetativas dos muitos fãs da modalidade no arquipélago não sairam defraudadas, pois a competitividade tem norteado os cinco eventos já cumpridos. A época abriu em março em Machico e aí quem se impôs foi João Silva ao volante de um Skoda Fabia Rally2 Evo, seguido de Miguel Nunes, em adaptação ao seu novo carro, e Miguel Caires.

O campeonato rumou em abril a Santana. João Silva arrancou na frente mas acabou por desistir após despiste. Miguel Nunes e o Skoda Fabia RS Rally2 sobreviveram melhor ao dilúvio que se abateu sobre a costa norte da ilha e venceram, seguidos de Miguel Caires e José Camacho com o menos atual Skoda Fabia R5. A época manteve-se na costa norte e em maio a caravana rumou a São Vicente. João Silva foi o primeiro líder mas pouco resistiu ao maior ímpeto de Miguel Nunes que voltou a vencer, partilhando o pódio com João Silva e Rui Jorge Fernandes.

Junho levou o “circo” do Regional à Ribeira Brava. Silva voltou a arrancar na frente e venceu o maior número de troços cronometrados mas a vitória voltou a caber a Nunes, com Silva e Caires logo atrás. Há cerca de três semanas disputou-se o Rali da Calheta. No sudoeste foi Miguel Caires quem esteve mais tempo no comando, Miguel Nunes reagiu e arrancaram empatados para a última classificativa. A experiência do campeão em título foi determinante e conquistou o seu quarto triunfo consecutivo do ano. João Silva contemplou o pódio na sua estreia com o Toyota GR Yaris Rally2.

O Rali da Madeira será a sexta prova da temporada e faltarão disputar os ralis de Câmara de Lobos e Funchal, em setembro, e Porto Santo, em novembro. Classificação atual: 1º Miguel Nunes, 130; 2º João Silva, 93; 3º Miguel Caires, 92; 4º Artur Quintal, 62; 5º Rui Jorge Fernandes, 59; 6º José Camacho, 47; 7º Vasco D. Silva, 24; 8º Rui Pinto, 21; 9º Paulo Mendes, 20; 10º Sandro Teixeira, 16. Estão classificados 60 pilotos.