Rali da Madeira reforça compromisso com a sustentabilidade ambiental

Lido

Rali da Madeira reforça compromisso com a sustentabilidade ambiental

A preocupação ambiental volta a estar em destaque na edição deste ano do Rali da Madeira, com várias medidas implementadas pela organização e pelas entidades parceiras, nomeadamente a Câmara Municipal do Funchal (CMF), que tem vindo a adotar uma estratégia ativa de gestão de resíduos sólidos durante os dias da prova.
Tendo em conta que a cidade do Funchal é uma das principais centralidades do Rali da Madeira, foi reforçada a colocação de ecopontos para recolha seletiva de resíduos urbanos em zonas-chave como a Avenida do Mar, a Avenida Sá Carneiro, o Chão da Lagoa, o Caminho dos Pretos e a Alameda Engenheiro Rui Alves. Estas ações visam facilitar o correto encaminhamento dos resíduos produzidos ao longo do evento, sobretudo nas áreas com maior concentração de público.
Para além das medidas concretas no terreno, a CMF aposta também na sensibilização ambiental, especialmente junto dos campistas instalados no Parque Ecológico do Funchal. A mascote Simão terá um papel ativo nesta missão, marcando presença ao longo do percurso da PEC Cidade do Funchal nos momentos que antecedem a prova e também na Sessão de Autógrafos oficial.
A autarquia reforçará ainda as operações de limpeza urbana antes e depois da Super especial, assegurando que o impacto ambiental do evento seja reduzido ao mínimo.
O Club Sports da Madeira, organizador da prova, sublinha o seu compromisso com práticas sustentáveis. Através do Plano de Sustentabilidade Ambiental, foram sistematizadas várias diretrizes e ações a serem implementadas antes, durante e após o evento, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e promover uma cultura de responsabilidade entre todos os intervenientes — organização, equipas, patrocinadores e público.
O Rali da Madeira reforça, assim, a sua vocação não só como grande evento desportivo, mas também como exemplo de boas práticas ambientais na região.