Stéphane Lefebvre confiante na vitória na Madeira no regresso ao volante do Citroën DS 3 R5

Lido

Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau são os cabeças-de-cartaz da edição de 2017 do Rali Vinho Madeira, surgindo na Pérola do Atlântico aos comandos do Citroën DS 3 R5 “Campeão Nacional” da equipa Citroën Vodafone Team, em substituição de José Pedro Fontes e Inês Ponte, os habituais pilotos da equipa lusa.

Trata-se de uma presença que se confirmou no início do corrente mês de julho e que, naturalmente, tem concentrado muitas das atenções da imprensa especializada, nacional e internacional, naquele que é um caso único em Portugal, de uma dupla com estatuto oficial de um construtor do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) a correr uma prova do Campeonato Nacional de Ralis (CNR).

A dupla francesa estará aos comandos de um carro que que não é de todo desconhecido para Lefebvre, pois parte significativa da sua evolução como piloto de ralis foi feita aos comandos de um Citroën DS 3 R5, quando disputou algumas provas da categoria WRC2 do Mundial de Ralis, nas temporadas de 2014 e 2015.

“Estou ansioso pelo início do Rali da Madeira, nomeadamente por ser a primeira vez que disputo esta prova. Espero conseguir uma vitória nesse fim-de-semana, mesmo tendo em conta o valor dos pilotos locais e pelo facto de ser uma prova pontuável para o Troféu Europeu”, começou por referir Lefebvre.

No que se refere à relação entre as especiais e o seu carro, “os troços parecem-me muito interessantes e pela minha experiência com o DS 3 R5 – a minha última vez foi em 2016, num rali do Campeonato de França – recordo-me que o carro é muito competitivo no alcatrão e tenho muita confiança, pelo que posso fazer um bom rali. Acho que é o carro perfeito para este rali e mesmo não conhecendo o Rali Vinho Madeira, se conseguirmos evitar erros e fizermos uma boa prova, a vitória está ao nosso alcance.”

A participação de Lefebvre e Moreau nesta prova do CNR integra-se no programa de desenvolvimento da dupla francesa no domínio dos ralis, sendo complementar às várias sessões de testes da equipa oficial da Citroën Racing para os ralis do WRC 2017, estes disputados com o Citroën C3 WRC, um dos carros de nova geração da disciplina. Ausente dos Rali da Finlândia (que se corre este fim de semana) e também do Rali da Alemanha (a disputar em Agosto), a dupla francesa mantém-se, deste modo, em atividade até ao Rali da Catalunha e prossegue o seu crescimento profissional e de conhecimentos. No caso específico da Madeira, Lefebvre irá ficar a conhecer por dentro um dos mais exigentes ralis de asfalto da Europa, elevando a sua especialização em troços de alcatrão.

ALGUNS DADOS DA DUPLA FRANCESA

                                          Stephane Lefebvre             Gabin Moreau

                                           piloto                                           Navegador

Data de nascimento:          16 março1992                                  28 setembro1988

Local de nascimento:         Noeux-les-Mines (França)               Saint-Martin-d’Hères (França)

Início nas competições:     2010 (France Cup)                           2005 (France Cup)

1º rali do WRC:                 França 2013                                     Portugal 2013

Nº de ralis do WRC:         32                                                     18

Melhores resultados WRC:                                                        5º Polónia 2017     5º Polónia 2017

                                           5º Monte-Carlo 2016                       5º Monte-Carlo 2016

Outros resultados:             13º Portugal 2017                            13º Portugal 2017

                                          1º Terre de Causes 2016 (França)    1º Terre de Causes 2016 (França)

                                          15º Portugal 2015 (5º WRC2)         15º Portugal 2015 (5º WRC2)

                                           2º Condroz-Huy 2015 (França)       16º Açores 2015 (1º Junior ERC, 1º ERC3)

                                           10º Açores 2014 (1º ERC 2WD)     25º Açores 2014 (4º R2)

                                           16º Açores 2013 (2º ERC 2WD)     NC Portugal 2013 (desistiu, avaria)

JOSÉ PEDRO FONTES NA MADEIRA COM DUPLO ESTATUTO

Quanto a José Pedro Fontes, que tal como a sua navegadora Inês Ponte ainda estão em processo de recuperação do acidente sofrido em maio último, refere: “Tudo fizemos para trazer o Stéphane e o Gabin a Portugal e conseguimos este feito único, num reconhecimento que tenho que prestar à Citroën Racing e à Citroën Portugal, agradecendo aos seus responsáveis por toda a disponibilidade demonstrada desde o nosso contacto inicial. É também é a prova da confiança que a Citroen Racing tem no nosso projeto e na Sports & You”.

“Quanto à prova, claro que irei estar presente para os ajudar com os meus conhecimentos dos troços e das demais características tão especiais, ao nível dos pisos e das condições meteorológicas. Isto ao mesmo tempo do meu outro estatuto, de um dos responsáveis da Sports & You, entidade que não só faz toda a preparação deste DS 3 R5, como é também distribuidor oficial da Citroën Racing para a Península Ibérica, garantindo suporte técnico a todos os veículos da Marca, ao mesmo tempo que inscreve outro DS 3 R5, o do piloto Carlos Vieira. Naturalmente que torço para que a Citroën repita o sucesso que ali obtive com a Inês no ano passado, no que, a acontecer, será uma ‘dobradinha’ de vitórias Citroën no Vinho Madeira”.

Acrescente-se que para além da Citroën e da Vodafone, como Patrocinador Principal, são parceiros da equipa no CNR 2017 a Milaneza, ExpressGlass e a Total, estando a preparação da viatura a cargo da Sports & You


Autor: 
D Sport
Data: 
31-07-2017