Médicos e enfermeiros treinam técnicas de socorro para Rali Vinho da Madeira

Lido

A equipa de médicos e enfermeiros que vai colaborar em mais uma edição do Rali Vinho da Madeira juntou-se para uma formação, no Madeira Tecnopolo, que teve por objectivo rever procedimentos básicos de socorro avançado em vítimas encarceradas.

No caso do rali, o material específico que os pilotos usam, bem como as particularidades da viatura, completamente diferente de outros veículos, obrigam a uma chamada de atenção especial e, sobretudo, a uma formação prática, aberta também aos chefes de segurança, que estarão na estrada e que são dos primeiros a chegar ao local.

“Alguém sabe como abrir um cinto de segurança em carros de rali? Sabiam que têm de desligar o sistema de comunicação associado ao capacete? E o sistema Hans? (Head and neck system – Capacete dos pilotos que ajuda a proteger muito bem a cabeça e o pescoço)”. Estas foram algumas questões que se ouviram logo no início da formação e que suscitaram de imediato a atenção dos participantes.

Os Bombeiros Municipais do Funchal também se deslocaram ao local com uma viatura de desencarceramento, mostrando o material e explicando os principais procedimentos, tudo de acordo com as normas e os critérios internacionais de segurança e socorro.

Autor: 
Diário de Notícias da Madeira
Data: 
29-07-2017