Após três classificativas, Giandomenico Basso mantém-se no comando do Rali Vinho da Madeira. O italiano terminou a PE 2 em quinto a cerca de três segundos de Alexandre Camacho que assumiu a dianteira, antes de triunfar na classificativa seguinte para voltar ao primeiro lugar da prova.
Os pilotos tiveram a manhã condicionada pelo tempo, com vários pilotos a queixarem-se no fim da escolha de pneus depois de a PE 2 ter sido disputada com chuva e o troço seguinte ter contado com tempo mais seco.
No fim da manhã, Basso (Hyundai) está com 3,3s de vantagem para Camacho, que para já está a realizar uma prova de bom nível em casa aos comandos de um Peugeot. Stéphane Lefebvre segue na terceira posição da geral aos comandos do seu Citroën, depois dos terceiro e quinto tempos nas especiais desta manhã.
Miguel Nunes e João Silva fecham o top cinco da geral. Dos regulares do Campeonato Nacional de Ralis (CNR), Miguel Barbosa (Skoda) é o melhor na oitava posição a mais de meio minuto de Basso, estando logo na frente de Carlos Vieira (Citroën). João Barros fecha o top dez.
Top dez da PE 3 (esquerda) e da geral (direita):
Créditos da imagem de capa: Rali Vinho da Madeira.