Como vai o Campeonato de Portugal de Ralis?

Read so far

Como vai o Campeonato de Portugal de Ralis?

O campeonato nacional de ralis manteve em 2025 os mesmos oito eventos do ano anterior, com a primeira metade em terra e a segunda em asfalto, e prometia nova animação com o campeão Kris Meeke a mudar para a Toyota e o espanhol Dani Sordo a vir substituí-lo na Hyundai. Novidade do ano, a promoção de dois jovens pilotos ao Junior Team da federação portuguesa, em participações alternadas com um dos Hyundai i20N Rally2 com as cores da marca coreana.

A temporada arrancou em março em Fafe e aí Kris Meeke dominou os acontecimentos com o Toyota GR Yaris Rally2, seguido à distância por Dani Sordo no Hyundai i20N Rally2 e ainda mais longe por Armindo Araújo. No final do mesmo mês, os concorrentes rumaram ao Algarve. No sul do país o cenário competitivo manteve-se com Meeke vitorioso mas desta feita seguido pelos dois Hyundai de Sordo e do “júnior” Gonçalo Henriques, a causar sensação no evento.

No começo de maio disputou-se o Rali Terras d’Aboboreira. Em Amarante, Meeke voltou a impor-se na frente e no posto mais alto de um pódio decalcado do da prova de abertura da época. A meio do mesmo mês foi a vez do WRC visitar o nosso país no Vodafone Rali de Portugal. Apenas a primeira etapa era elegível para o campeonato nacional. Meeke andou na frente mas foi forçado a desistir após a última classificativa com a suspensão do seu carro partida. Tal abandono permitiu o retorno de um pódio inteiramente Skoda com os três Fabia RS Rally2 de Pedro Almeida, Armindo Araújo e Pedro Meireles.

A meados de junho teve início em Castelo Branco a fase de asfalto do campeonato. Kris Meeke foi o mais rápido na estrada mas uma penalização imposta ao britânico, por falha no percurso, entregou o triunfo a Sordo naquela que foi a primeira vitória da Hyundai do ano. Meeke ficou no posto intermédio do pódio que voltou a incluir Pedro Almeida no seu Skoda. O Rali da Madeira é a sexta prova da época que prosseguirá em setembro em Chaves e em outubro na Marinha Grande.

Classificação: 1º Kris Meeke, 81; 2º Armindo Araújo, 76; 3º Dani Sordo, 66; 4º Ricardo Teodósio, 50; 5º Pedro Almeida, 37; 6º Pedro Meireles, 36; 7º Gonçalo Henriques, 31; 8º José Pedro Fontes, 29; 9º Rúben Rodrigues, 18; 10º Ernesto Cunha, 17. Estão classificados 35 concorrentes.